Páginas

Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Atividade didática - primeiro ano - gêneros literários

  • Estudamos, esta semana, os gêneros literários clássicos: lírico, épico e dramático. Acesse o link a seguir e leia o belo poema "O guardador de rebanhos", de Fernando Pessoa, que ilustra o lirismo poético muito bem. Depois da leitura, deixe nos comentários uma característica desse gênero.


Fernando Pessoa
Disponível em: http://www.nrentertain.com/fernando-pessoa-vai-ter-1-jardim-com-o-seu-nome-em-italia



21 comentários:

  1. É um texto subjetivo,juntamente com a função emotiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um poema onde o eu lírico questiona e reflete o sentido da vida e do mundo,podemos ver o mundo pelos olhos, o eu lírico não se preocupa com coisas do futuro nem com dinheiro, ele não liga com nada disso mais sim com aquele momento dele e da natureza.

      Excluir
  2. É um poema onde o eu lírico questiona,reflete o sentido da vida e do mundo.E expressa o seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. O poema defende a ideia de que é mais importante sentir do que pensar, nesse poema também podemos ver o mundo pelos olhos do eu lírico,que através da observação da natureza fala sobre a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Camila, por conta dessa visão pessoal do eu-poético, o poema pertence ao gênero lírico.

      Excluir
  4. Poema , pois o eu lírico se espressa e faz uma reflexão sobre a vida !

    ResponderExcluir
  5. O poema fala sobre pastor, ovelhas, proteção e natureza, e esses elementos fazem alusão à vida do eu-lírico, que de acordo com a sociedade, vive uma rotina "antiga", já que só vivencia da natureza e suas estações, sem nenhum tipo de ambição.

    ResponderExcluir
  6. No poema o eu lírico fala sobre a vida, a natureza e o pensar, onde o eu lírico não se preocupa com dinheiro nem com as coisas do futuro, ele se preocupa em viver aquele momento na natureza.

    ResponderExcluir
  7. Neste poema o eu lírico fala sobre o sentido da vida observando a natureza de forma que expressa seus sentimentos a ela.se opondo em respeito do mundo pois para ele devesse sentir e não pensar.

    ResponderExcluir
  8. O poema questiona o sentido da vida,e coloca os sentimentos do eu-lírico em evidencia,no poema observamos que olhando a natureza podemos ver o mundo pelos olhos do eu-lírico.

    ResponderExcluir
  9. O "eu-lirico" se expressa de uma maneira subjetiva, e fala mostra seu momento de nostalgia ao perceber que a noite se aproxima, e do sonho de ser algo "comum" no dia das pessoas. Com isso o poema lido é pertencente ao gênero literário lírico

    ResponderExcluir
  10. O eu-lirico mostra o seu pensamento a partir da natureza, faz questionamento sem ele mesmo saber a resposta.

    ResponderExcluir
  11. O sentimentalismo, onde o ator consegue emocionar com um complexo e bem elaborado jogo de palavras. Usando frases com dupla interpretação que nos faz refletir e aos poucos mudar nossa percepção sobre mundo que nos rodeia.

    ResponderExcluir
  12. o poema quer expressar ao leitor que é mais necessário sentir do que pensar. o eu-lírico bota de maneira bem perceptível seus sentimentos,ele viaja no tempo,é um poema bastante subjetivo,e quer passar para o leitor um momento de reflexão

    ResponderExcluir

  13. Neste gênero há um elemento fundamental, é necessário expressar as emoções mais subjetivas, os pensamentos, os sentimentos profundos
    Nesse poema mostrar os pensamentos do eu lírico diante a natureza.

    ResponderExcluir
  14. tratasse de um texto subjetivo, que gera a reflexão sobre a vida, sobre a área racional e emocional, em que os sentimentos devem ser usados em maior proporção do que a razão, o "eu-lírico" expressa com bastante ênfase o sentimentalismo fazendo questionamentos sobre a vida .

    ResponderExcluir
  15. tratasse de um texto subjetivo, em que o "eu-Lírico" se refere ao uso dos sentimentos, que o mesmo deve ser levado mais em consideração do que a razão.

    ResponderExcluir